quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Estudo da Geomedicina

Ola meu nome é Marcos estou aqui para continuar a falar um pouco sobre o tema abordado na postagem abaixo com a minha cara amiga Luiza Miyamoto.

A Geomedicina surge na Alemanha anterior a 1930 resultantes da combinação de geopolítica e práticas de saúde internacional. Foi utilizada por Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial, dentro do princípio que define que a saúde deve estar de acordo com os interesses do Estado. Garrison descreveu a Geomedicina como a nova ciência de gestão, que apresenta a cartografia de doenças sobre a terra, e das doenças sobre a civilização e vice versa. Sugere inter-relação entre geopolítica e saúde e os impactos de saúde na sociedade. Constata-se que a Geomedicina foi originalmente abraçada por grupos para exercer a dominação mundial e não visando o melhoramento mundial de saúde. A Geomedicina refere-se mais a um movimento onde o culto do caráter precede a investigação científica.

A Constituição das Organizações Internacionais de Saúde
A Saúde Internacional é um tema relativamente novo em trabalhos na área de saúde e vem progressivamente ampliando-se, em decorrência do aumento natural de sua complexidade e das imbricações com outros setores, assim como das repercussões, na área da saúde, do crescimento acentuado da interdependência entre os países.

Entretanto, as preocupações e controvérsias relativas à origem e à transmissão das doenças infecciosas, que tiveram e ainda têm repercussões no perfil epidemiológico dos países, datam de séculos passados. Com o advento do processo de colonização, os homens passaram a ter contatos com regiões, pessoas e produtos nos mais diferentes pontos do planeta exigindo, dessa forma, mecanismos eficientes para evitar possíveis contaminações, principalmente de doenças desconhecidas pelos países dominantes.

No século XX o aumento do comércio entre as nações, a melhoria e ampliação dos transportes e a diminuição das distâncias, determinaram modificações nas condições sanitárias em diferentes partes do planeta as quais não poderiam mais ser tratadas com indiferença.

Ações significativas, no entanto, ocorreram para controlar as doenças na esfera internacional, no início do século XIX. Em 1833, no Egito, foi criado um Conselho Sanitário com representantes de vários países. O objetivo desse Conselho era de proteger os países europeus, cuidar de problemas de quarentena e de higiene internacional. Em 1839, realizou-se em Constantinopla, sede do governo turco, um encontro entre o Comitê de Saúde turco e representantes das forças estrangeiras, o qual buscava estabelecer acordo com relação ao sistema de quarentena. A primeira Conferência Internacional de Saúde realizou-se em 1851, produzindo resultados significativos, uma vez que possibilitou a convenção de uma série de normas na busca de um código sanitário internacional referente à quarentena, à notificação da cólera, da peste e da febre amarela. Também resultou desse evento medidas legais no sentido da não interferência nas soberanias dos países.

A cooperação sanitária internacional em saúde "nasce da compreensão cada vez maior de que, em um mundo que por mais de cem anos vem diminuindo de tamanho em virtude de uma interdependência econômica e política internacional cada vez mais complexa - a presença de doenças em uma área se constituía em perigo contínuo para muitos outros".

Foi sob essa perspectiva que, em 1902, criou-se o escritório da OPAS(8) - Organização pan-americana de Saúde, sede do escritório regional da OMS para as Américas e organismo do sistema inter-americano especializado em saúde. As atribuições da OPAS são similares àquelas da OMS. Composta de 38 governos membros, colabora com ministérios da saúde, instituições públicas e entidades privadas de seguridade social, universidades, ONGs e grupos comunitários dos países da região, além de cooperar com agências multilaterais, bilaterais e instituições financeiras internacionais em distintos setores relacionados com o tema da saúde.

Em 1906, em Roma, foi instituído o Office Internacional d’higiène Publique. Essa instituição passou a ser a primeira de caráter internacional, com função de reunir e distribuir informações epidemiológicas, principalmente em relação a peste, cólera, varíola, tifo exantemático e febre amarela. Em 1923 foi criada a Organização de Saúde da Liga das Nações, a qual tinha no serviço de inteligência epidemiológica uma de suas ações mais importantes. A Fundação Rockefeller, criada em 1909, foi uma entidade que ao longo da primeira metade do século XX, teve papel importante nas questões internacionais de saúde, fundamentalmente pelo fato desta financiar projetos para capacitação de recursos humanos, implementação e implantação de programas de saúde em quase todos os países do terceiro mundo.

A Organização Mundial da Saúde-OMS foi criada em 1946 após a segunda guerra mundial. Constitui-se na instituição de saúde internacional contínua mais antiga, passou a ter um papel atuante junto aos países nas relações internacionais e na diplomacia.

Nas últimas décadas, verifica-se que os Bancos Internacionais têm atuado de forma significativa nos países de Terceiro Mundo em resposta às concepções atuais de desenvolvimento e ao consenso que se vem consolidando entre governantes e formuladores de políticas públicas a respeito da importância de serem destinados recursos para as áreas sociais, sobretudo para os setores de saúde e educação, como condição para reduzir-se a pobreza e, assim, assegurar a sustentabilidade do processo de desenvolvimento.
Bom aqui está a minha postagem, mas isso é só um postigo ainda teremos mais com os outros alunos.
Espero que tenha sido decoroso.
Obrigado.
Marcos,Luiza e Ivone.

4 comentários:

Marcos disse...

Isso ae :}

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Aee Luiizá MinhaMoto.. hahaha.. zuerá.
Estão de parabéns.
;)

Anônimo disse...

vamo andar em cima da minha moto