quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Você Sabia...

Bom, meu nome é Davyson e estou aqui para representar o 1ºA. Junto com a sala e com o Conrado e Luana.
Vou fazer alguns posts para falar sobre curiosidades que se envolvem a geomedicina.

Que a pneumoultramicroscopicossilicovulcanocon ou tambem chamada de pneumoconiose é uma doença pulmonar causada pela expiração de cinzas vulcânicas?
Algumas pessoas são acometidas por essa doença.

E também uma das maiores palavras já existentes, com 46 letras, ela já está até registrada em dicionário.

5 comentários:

Raquel disse...

Oii, meu nome é Raquel, sou do 1º EM-B, estou aqui pra postar uma curiosidade sobre o flúor, que envolve a geomedicina.

O teor de flúor nas águas de lugares quentes é menor do que nas águas de lugares frios (0,7 ppm), pois como a quantidade de água ingerida pela população de lugares tropicais é maior, poderia ser prejudicial, já nos lugares frios, se o teor fosse baixo, poderia também ser prejudicial, mas desta vez, pela falta de flúor.

Raquel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raquel disse...

Você sabia que...Na Grécia antiga, Hipócrates, o pai da medicina, estudava o ar, as águas, os lugares e tratava de mineiros intoxicados por chumbo. Plínio, há dois mil anos, indicava o uso de máscaras feitas a partir de bexiga de carneiro para quem trabalhava nas minas. Marco Pólo, em suas viagens pela China, constatou a intoxicação e morte de cavalos por selênio. A história comprova que o homem, há muito tempo, sabe da relação entre meio ambiente e saúde. Para contar a idade da Terra, a geologia definiu períodos e nomeou-os para facilitar o estudo.

1º EM-B

Raquel disse...

Pouca gente sabe, mas o solo da floresta amazônica é coberto por poeira que vem do Saara e tem, no subsolo, as mesmas concentrações de mercúrio que Chicago e Detroit. De acordo com o pesquisador do Nepam, o solo registra e guarda por muito tempo as ações ambientais. “Nossa preocupação com o desmatamento da Amazônia advém da possibilidade do mercúrio contido no subsolo escoar para os mananciais e contaminar os peixes que servem de alimento para a população daquela região. Seria uma catástrofe na área da saúde”, disse.

1º EM-B

Anônimo disse...

Achei muito inteiressante, pois nunca tinha ouvido falar sobre essa doença, que bate recorde de letras.